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Quando você decide criar um blog para sua empresa, saiba que você está assumindo uma importante responsabilidade: se relacionar com o seu cliente também através desse canal. E para esse relacionamento dar certo você precisa conversar com ele, ou melhor, escrever para ele.

A partir do momento em que você divulga o blog da sua empresa, as pessoas imaginam que aqui irão encontrar textos interessantes e atualizados. E é isso que deve acontecer. Para tanto, você precisa estabelecer uma regularidade de postagens por mês. Aqui vale mais a regularidade do que a quantidade. Você não precisa fazer diversas postagens por mês, mas deve sim estabelecer uma rotina.

A quantidade de postagens pode variar, dependendo do seu objetivo com esse tipo de conteúdo. Mas, um ou dois posts por semana é sempre um bom número. Você pode definir um ou dois dias da semana para publicar (sempre as terças e quintas, por exemplo). Ou pode fazer uma postagem a cada 5 dias, totalizando 6 posts por mês. Defina sua regularidade e sinta qual é o envolvimento do seu público. Depois, é só ir ajustando essa sazonalidade até chegar numa frequência ideal.

Outro motivo para manter o blog da sua empresa sempre atualizado é que os visitantes costumam olhar a data do último post para saber se as informações são atuais ou não. Uma empresa que não atualiza o blog pode ser vista como descuidada e descomprometida.

Você pode usar os temas dos textos para promover seu produto, mas faça isso de forma sutil e estratégica. Por exemplo, uma loja que vende pneus de automóveis pode produzir um texto falando sobre destinos de férias no Brasil e lembrar que antes de pegar a estrada é muito importante checar as condições do pneu. Mas tome cuidado, o texto do blog é um conteúdo editorial, ou seja, não use ele para oferecer, de maneira direta, seus produtos. Caso contrário, ele não terá tanta eficiência, podendo até aborrecer o leitor que veio atrás de informação e encontrou propaganda.